A muito tempo atrás vi um documentário na TV que mostrava como são produzidos os sabores artificiais, maça, banana, limão etc. O enredo se dava em torno de um grupo de químicos que trabalhavam para uma empresa de balas e o objetivo deles era produzir um “novo” sabor artificial de limão, o processo era bem simples e vou descrever abaixo:
- Colhiam alguns limão de verdade;
- Remover toda a água dele;
- Triturar até virar pó;
- Analisavam o pó e determinavam os elementos químicos e suas proporções;
- A partir dai eles iam produzindo balas e a cada bala eram retirados alguns elementos. O objetivo era chegar a um sabor agradável de limão com o menor número possível de elementos químicos.
Muito legal e o que isso tem a ver com análise de requisitos? Na minha opinião tem tudo a ver. Imagine que o limão é o sistema imaginado pelo cliente e você, analista, é o químico que vai realizar a dissecação do limão a fim de identificar os elementos químicos, requisitos, remover os requisitos desnecessário até produzir um bom sabor artificial de limão (sistema finalizado).
O sistema final deve ser agradável a ponto de atender o usuário com todos os requisitos que ele realmente necessite! com isso:
- Equipe de desenvolvimento focada;
- Aumentam os lucros da empresa;
- Diminui o tempo de desenvolvimento;
- Cliente satisfeito e feliz
Bom por hoje é só, até a próxima!